28/01/2014

0

DICAS VOLTA AS AULAS

Bom dia amores. Após a chegada da Ana Júlia, nossa rotina mais uma vez foi completamente alterada e isso afetou muito o comportamento do João Pedro, principalmente na escola. Em casa, nem tanto, mas na escola afetou a ponto de atrapalhar seu desenvolvimento e seu aprendizado. Orientados pela pediatra e pela escola estamos levando-o a uma psicóloga e isso tem ajudado muito mesmo, tem valido muito a pena tanto para nós pais quanto para o João.
O João está em sua última semana de férias e desde semana passada venho falando a ele que as férias estão acabando e ele vai voltar à escola. E toda vez que toco nesse assunto ele diz que precisa ficar só mais um "pouquinho" em casa, alguma vezes já fala  que não quer ir na escola, etc. Comentei tudo isso com a psicóloga e ela então me orientou a mostrar o tempo para o João. Nessa idade eles ainda não conseguem visualizar quanto falta para uma semana, dois dias, ainda tem que ser trabalhado o lúdico, o visual. Então, a sugestão foi em uma cartolina, um quadro, uma folha de sulfite colocar todos os dias que faltam para a volta as aulas e cada dia colar um adesivo, carimbar, fazer um desenho, enfim o que a criatividade mandar e ir explicando diariamente para a criança que quando aquela folha estiver cheia chegou o grande dia do retorno à escola.

Comecei esse trabalho com o João no domingo. A priori ele amou colar o adesivo, mas depois foi logo dizendo que não iria a escola no dia seguinte. Expliquei pra ele, mostrando o quadro que ele não iria no dia seguinte que ainda tinha todos os demais dias vagos de férias, que só quando completássemos de adesivos toda a folha de papel é que ele iria à escola. Isso o acalmou. Ontem, chegou o restante do material escolar dele, mochila, lancheira, estojo, e fiz questão de mostrar tudo a ele de deixá-lo brincar com seus materiais, e ele amou, para alívio do papai e mamãe até mandou um: eu quero ir pra minha escola. Então voltamos à técnica do quadro de adesivos para mostrar a ele quando ele retornará às aulas.

Ele ficou tão feliz com seus materiais que quis até fazer pose pra foto com todos eles e nessa brincadeira toda conseguimos despertar novamente nele a vontade de voltar à escola
Agora é continuarmos o trabalho esse resto de semana e torcer pra semana que vem ser tranquila a volta as aulas do nosso Pequeno!!

Bjs, Lu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário