24/03/2015

0

DESFRALDE

Olá mamães, sei que a maioria dos blogs, sites relacionados à maternidade já apresentaram esse tema.

Mas, resolvi escrever esse post porque estou nesse momento passando por essa experiência pela segunda vez.
A primeira vez foi com o João Pedro e foi bem tranquilo em relação ao xixi. O coco demorou bastante tempo e foi mais conturbado, mas ao final deu certo.

Agora é a vez da Ana. Desde o ano passado ela já pedia pra tirar a fralda e algumas vezes pedia pra fazer xixi no penico. Porém, não pude dar muita ênfase,  pois no berçário não haviam instalações adequadas para o desfralde. Como esse ano ela foi pro maternal e lá tem, pude iniciar o desfralde.

Confesso que o fato de ter o irmão mais velho tem ajudado muito nesse processo, pois a criança aprende com a imitação e além disso já ensino as diferenças de menino e menina.  A imitação é um fator muito importante nessa fase, mesmo que seu filho (a) não tenha irmãos (ãs), ele (a) pode ver você no banheiro para ir entendendo como fazer quando chegar a vez dele (a).

Por enquanto estamos só no desfralde diurno, faz uma semana que iniciamos o processo e procuro só colocar a fralda quando vamos sair e a distância é um pouco mais longa. Uma dica: uma vez inciado o desfralde tem que ir até o fim, voltar atrás só vai confundir a cabeça da criança e demorar ainda mais o processo.

Outro ponto importante é fazer festa para a criança quando ela fizer "certinho" o xixi e coco e nunca, nunca, nunca demonstrar insatisfação, frustração, raiva, tristeza quando ela não "acertar".

Fonte: Imagem do google


Esse é um momento muito importante e delicado na vida dos nossos pequenos por isso nós pais também temos que estar preparados para esse momento com muita paciência e amor para que o processo do desfralde possa ocorrer naturalmente, sem stress, de maneira tranquila.

Um grande beijo,

Lu


Nenhum comentário :

Postar um comentário