30/06/2014

0

TESTE DA LINGUINHA

Bom dia mamães, acaba de ser aprovada a obrigatoriedade de mais um teste em bebes recém-nascidos, o teste da linguinha.
Esse teste consiste em detectar se o recém-nascido tem a língua presa. Essa detecção cedo ajuda a corrigir na sucção durante a amamentação e também evita que o bebe cresça com dificuldades na fala.
Segue abaixo uma reportagem na íntegra explicando melhor sobre esse teste. Eu desconhecia e meus bebes não o fizeram, mas graças a Deus não apresentam esses problemas.
Fica então aí o conhecimento de mais um teste super importante para os recém-nascidos e para que as mamães cobrem que seja feito caso percebam que isso não tenha ocorrido.


Teste da linguinha passa a ser procedimento obrigatório em São Paulo


A cidade de Brotas, no interior de São Paulo, é a primeira localidade a reconhecer a importância de avaliar se recém-nascidos têm língua presa. O protocolo de avaliação de frênulo lingual em bebês, ou teste da linguinha, como normalmente é chamado, passou a ser prática comum na maternidade local desde o dia 13 de setembro, quando a Lei Municipal nº 2.565/2012 entrou em vigor.
O exame é feito por fonoaudiólogos em crianças de até seis meses e é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Especialistas contam que o procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação. "Teste da linguinha também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala", acrescenta a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan.
A fonoaudióloga Roberta Martinelli, criadora do teste da linguinha, afirma que a técnica não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.
"Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção", explica a fonoaudióloga Roberta Martinelli.
Ela diz que ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema. A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele. O procedimento completo dura cerca de dez minutos e a criança não precisa ficar internada.
A fonoaudióloga acompanha toda a cirurgia ao lado do médico e também o pós-operatório. Segundo Roberta Martinelli, de 100 bebês que foram avaliados em Brotas de setembro de 2011 a abril de 2012, 15 precisaram da intervenção.
Importância nacionalA sanção da Lei Municipal nº 2.565/2012 significa um avanço para a saúde pública. A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga, espera que a iniciativa contagie outros gestores públicos pelo país. "É importante que isso seja difundido para que outros municípios e até estados percebam a relevância desse exame para o desenvolvimento infantil", diz.
A presidente da SBFa, Irene Marchesan, afirmou que fará um esforço para convencer os parlamentares a transformar o teste da linguinha em lei federal, assim como ocorreu com os testes da orelhinha, do pezinho e do olhinho.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CFFa
Bjs, Lu

Nenhum comentário :

Postar um comentário