23/06/2014

0

QUANDO LEVAR A CRIANÇA AO OFTALMOLOGISTA

No período escolar, quando estava no primeiro ano do ensino fundamental descobri por meio do exame oftalmológico na escola mesmo, de sentar no banquinho e ler as letrinhas do banner à minha frente para a professora que tenho astigmatismo e miopia. 

Fonte: Imagem do Google

Desde então uso óculos, tentei o tratamento com tampão, mas sem muito sucesso, se tivesse descoberto antes dos sete anos, talvez o tratamento tivesse surtido um efeito mais eficaz e eu nem precisasse usar óculos. Já adulta, meu oftalmo sempre me dizia que quando tivesse filhos já levar para consulta a partir dos 3 aninhos, pois um dos meus problemas pode ser hereditário. 

Mas no meu caso há um problema hereditário a ser acompanhado, mas e quem tem a visão normal, qual é a época certa de levar seu filho ao oftalmo??

Na verdade, ao menos dois exames oftalmológicos devem ser realizados no primeiro ano de vida do bebê, a fim de identificar precocemente problemas sérios nos olhos.
O primeiro destes exames, conhecido como Teste do Olhinho (ou Teste do Reflexo Vermelho) costuma ser feito ainda na maternidade. Porém, como não é obrigatório em todo o país, convém se informar se o bebê passou ou vai passar por tal teste.
Ele consiste na aplicação de um feixe de luz sobre os olhos do bebê para analisar os reflexos da pupila. Se o olho refletir tons de vermelho, o resultado é considerado normal. Se apresentar tons opacos ou esbranquiçados, consultas mais detalhadas são recomendadas de imediato.
O Teste do Olhinho é eficaz no diagnóstico precoce de doenças como glaucoma, retinopatia da prematuridade, catarata congênita, retinoblastoma e diversas infecções. São problemas sérios, que podem levar à cegueira. Mas, com o diagnóstico precoce, o tratamento tem grandes chances de obter sucesso.

Fonte: Imagem do Google

Após o Teste do Olhinho, recomenda-se que as crianças façam uma visita ao oftalmologista entre os 6 meses e o primeiro ano de vida. Se tudo estiver bem, a próxima visita pode ocorrer aos 3 anos.
Já no início da vida escolar, convém ficar atento ao aproveitamento dos pequenos na classe. Dificuldades de concentração podem ser decorrentes de algum problema de visão.
Em casa, o hábito de se aproximar demais da tela da TV também merece atenção, pois pode indicar dificuldade para enxergar de longe.

Fonte: http://cuidadocomoglaucoma.com.br/blog/levar-as-criancas-ao-oftalmologista-e-fundamental-para-prevenir-problemas-de-visao/

O João passou o ano passado e esse ano pelo oftalmo e Graças a Deus tudo normal, e Ana Júlia após o teste do olhinho começará a passar ano que vem quando completará 3 anos.
 
Fonte: Imagem do Google

E por aí já levaram às crianças a uma visita no oftalmo?? Um super beijo, Lu


indicar dificuldade para enxergar de longe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário