11/06/2014

0

A importância da criança em contato com a natureza

As crianças estão cada vez mais conectadas com o mundo globalizado, mas não estão conectadas com a mãe natureza, e esse contato com o ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. Precisamos estimular as crianças a manterem contato com a terra, água e ar puro pois, desta maneira elas irão contribuir com a manutenção e o equilíbrio do meio ambiente.
Fonte da imagem: Google

Aproveite as férias por exemplo que estão chegando, ou já começaram para alguns em decorrência da Copa do Mundo 2014, para fazer um passeio diferente, como um acampamento, ir no sítio, brincar na praia e até mesmo visitar um zoológico, parque, horto florestal ou jardim botânico mais próximo de sua cidade.
Confiram abaixo os principais benefícios desse contato com a natureza: 
  • Experiência perceptiva: quando a criança ou o jovem entram em contato direto com a natureza, o mundo é percebido sob três pontos: O sensorial, uma vez que a criança terá contato com diversos tipos de cheiros, cores, formatos e texturas; O físico, porque há um aumento dos movimentos necessários para o equilíbrio e crescimento infantil; O espacial, pois o jovem percebe que a natureza é muito maior do que ambiente em que habita.
  • Criatividade aguçada: o contato com a natureza faz com que as crianças desenvolvam mais seu potencial criativo, uma vez que deixam de ficar estagnadas em frente aos computadores, videogames ou televisões, e saem para explorar o meio ambiente natural, além disso há uma gama enorme de possibilidades de brincadeiras ao ar livre, que podem ser inventadas pelas crianças, além da queima de calorias.
  • Fortalecimento de vínculos afetivos: Quando a família consegue sair da rotina de trabalho, compromissos e estudos, isso faz bem tanto para nós pais, quanto para as crianças, pois quando há uma mudança do cotidiano, as pessoas relaxam, descansam a mente dos problemas diários. A oportunidade de conhecer plantas e animais é muito proveitosa para a criança, que desde cedo aprende a preservar o meio ambiente, fazendo com que ela se sinta parte do mundo que a rodeia.
Sem preocupação!
Deixem as crianças brincarem muito, sem se preocupar, mas, sob supervisão, afinal, os especialistas garantem que o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Isso cria anticorpos e melhora a resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente.

Bjs, Lu

Nenhum comentário :

Postar um comentário