17/06/2016

0

CUIDADOS COM A VISÃO - QUANDO PROCURAR UM OFTALMO

Boa tarde mamães,

Essa semana o João Pedro chegou em casa contando que havia passado por um exame oftalmológico na escola. Perguntei a ele como tinha sido e ele disse foi tudo bem mamãe, perguntei se havia tido dificuldades para enxergar nos testes do exame ele disse que não e que havia enxergado tudo.

Quando fui verificar sua agenda como faço todos os dias, havia uma carta de encaminhamento da escola solicitando-nos que procurássemos um oftalmo para o João pois, havia tido dificuldades para enxergar

De pronto já liguei para o meu oftalmo e agendei a consulta para a próxima semana.

Como até então não havia notado nenhuma dificuldade visual no João, fui pesquisar sobre se há uma idade ideal para levar os pequenos ao oftalmo, o que é recomendado, etc e vim partilhar com vocês.

O primeiro teste de visão deve ocorrer ainda dentro da maternidade que é o teste do olhinho, se estiver tudo normal no teste do olhinho, recomenda-se levar com 1 aninho, 3 anos e a seguir na idade pré-escolar.

Na maioria dos casos, os pais só procuram o oftalmo após início da atividade escolar, quando os filhos sentem dificuldades de enxergar na lousa, ou passam por testes assim como meu João passou e que apontou a sua dificuldade visual.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se o tratamento tivesse sido feito a tempo. Por isso, é fundamental levar seu filho ao oftalmo - Fonte: http://www.paisefilhos.com.br/crianca/primeiro-exame-de-vista/ 

Por isso mamães é muito importante levarem seus filhos regularmente ao oftalmo com 1, 3 anos e antes de iniciar as atividades escolares. Não façam como eu. Agora já marquei consulta pra Aninha que está com 3 anos e torcendo para que o caso do João não seja grave e que de alguma forma ainda possa ser revertido.

Há alguns problemas de visão que podem ser solucionados com o simples uso do tampão, mas para isso quanto menor a criança, mais eficácia no tratamento.
É isso aí mamães fiquem atentas e procurem um especialista para seus pequenos.

Semana que vem volto pra relatar a vocês como foi a visita do João ao oftalmo.

Um grande beijo, ótimo final de semana,

Lu!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário