31/03/2014

0

TESTE DA ORELHINHA



BOM DIA MAMÃES, HOJE VAMOS FALAR DO TESTE DA ORELHINHA. QUANDO O JOÃO NASCEU FIZ NO PARTICULAR, MAS HOJE DEVIDO A UMA LEI FEDERAL QUE CITAREMOS ABAIXO ELE É OFERECIDO GRATUITAMENTE E JÁ É FEITO EM ALGUNS HOSPITAIS E MATERNIDADES ANTES DO RECÉM-NASCIDO RECEBER ALTA.

UM ESTUDO ESTATÍSTICO MOSTRA QUE DE CADA 1000 CRIANÇAS NASCIDAS VIVAS NAS MATERNIDADES BRASILEIRAS, ENTRE UMA E QUATRO APRESENTAM PERDA AUDITIVA. 

DEVIDO A ESSA ESTATÍSTICA EM 2010 FOI SANCIONADA A LEI FEDERAL 12.303, QUE TORNOU OBRIGATÓRIO E GRATUITO O "TESTE DA ORELHINHA" EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. PORÉM, O EXAME NÃO É REALIZADO AMPLAMENTE EM TODAS AS MATERNIDADES DEVIDO O ALTO CUSTO DO EQUIPAMENTO QUE GIRA EM TORNO DE R$ 20.000,00.

O TESTE  PERMITE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE PERDA AUDITIVA A PARTIR DA PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE RESPOSTA DOS RECÉM-NASCIDOS À EMISSÃO OTOACÚSTICA (DE SONS PROVENIENTES DA CÓCLEA) PRODUZIDO POR UM EQUIPAMENTO PORTÁTIL, E ENCAMINHAR OS BEBES DIAGNOSTICADOS A UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO AUDITIVA OU DE IMPLANTE DE PRÓTESE COCLEAR. HÁ CASOS EM QUE NÃO É POSSÍVEL FECHAR O DIAGNÓSTICO APENAS COM O TESTE, E ENTÃO OS RECÉM-NASCIDOS SÃO ENCAMINHADOS PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES FORA DA MATERNIDADE. 

PARA AS MAMÃES QUE ESTÃO GRÁVIDAS INFORMEM-SE ANTES SE A MATERNIDADE ONDE SEU BEBE VAI NASCER JÁ FAZ O TESTE OU ENTÃO PROCURE UMA CLÍNICA ESPECIALIZADA PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, POIS O DIAGNÓSTICO PRECOCE AUXILIA PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRATAMENTO ADEQUADO E MINIMIZA A PERDA AUDITIVA.