19/03/2014

0

NOVA FÓRMULA PARA DRIBLAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Mamães, navegando pela net encontrei essa reportagem da Revista Crescer e vim compartilhar com vocês pois sei que esse tema assombra muitas mamães e confesso que já me assombrou muito também com a Ana Júiia que foi diagnosticada erroneamente como tendo intolerância à lactose e confesso que foram 6 penosos meses, mas Graças a Deus foi só um erro mesmo e ela não tem intolerância à lactose. 


Nova fórmula promete driblar a intolerância à lactose

Se o seu filho sofre de intolerância à lactose, conheça novo produto capaz de por fim às restrições alimentares

Por Adriana Toledo - atualizada em 12/03/2014 11h25

crianca_bebendo_leite (Foto: Shutterstock)
A criança chega à festa de aniversário do amigo, dá de cara com uma mesa colorida e corre para pegar um brigadeiro. Os pais interceptam a guloseima e resistem à carinha de decepção, cientes do estrago que o doce (aparentemente inofensivo) seria capaz de provocar. Gases, diarreia e cólicas terríveis estão entre as consequências de se consumir um alimento lácteo, para quem sofre de intolerância à lactose. “Isso acontece quando há uma falha na fabricação da enzima lactase pelo intestino. Ela é responsável por processar a lactose, o açúcar do leite, impedindo que ele chegue intacto à porção final do órgão”, esclarece o gastroenterologista Vitorio Kemp, da Unifesp. “Caso contrário, a lactose se torna um prato cheio para bactérias da flora natural que, depois de devorá-lo, liberam substâncias agressivas à mucosa intestinal”, conclui.

Até hoje, a única estratégia para prevenir o mal-estar era banir os derivados de leite do cardápio, acarretando um prejuízo enorme para a população infantil, que era privada dessa fonte de cálcio fundamental para a formação dos ossos.

Graças a uma fórmula recém-lançada no Brasil, a limitação deixa de existir. Trata-se do lactosil, um aditivo em pó, comercializado em sachês, que deve ser misturado ao alimento, antes de ser ingerido, ou participar como ingrediente em diversas receitas — de bolos a strogonoff. “Ele é feito à base de lactase, não promove alteração de sabor, cheiro ou textura, e faz o papel da enzima natural”, explica Paula França, coordenadora de produtos de gastroenterologia da Apsen Farmacêutica, laboratório que comercializa a fórmula.

Disponível nas versões adulta e infantil, o lactosil pode ser utilizado por crianças sem risco de superdosagem. “Ele não é um medicamento. Funciona, apenas, como uma reposição de um elemento que o corpo não fabrica adequadamente. Por isso, não representa ameaça à saúde”, assegura Kemp. De qualquer forma, antes de começar o uso da substância, converse com o médico do seu filho. Ele vai explicar melhor sobre a forma de uso e as quantidades necessárias para cada alimento.
FONTE: REVISTA CRESCER - http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2014/03/nova-formula-promete-driblar-intolerancia-lactose.html
Bjs, Lu

Nenhum comentário :

Postar um comentário