19/02/2014

0

CONSUMO CONSCIENTE


Em casa, sempre fomos preocupados com o meio ambiente e desde que constituímos nosso lar, fazemos a reciclagem correta do lixo, trocamos todas as lampadas da casa por lampadas econômicas, reutilizamos a água descartada pela máquina de lavar roupa para lavar o quintal, entre outras medidas.
Com o João Pedro e a Ana Júlia não é diferente, desde pequenos que ensinamos a descartar no lixo reciclável as embalagens de danone, leite fermentado, falamos sobre a economia de energia, sempre apagar as luzes ao sair dos ambientes, água, desligar a torneira enquanto escova os dentes, nada de descargas demoradas, não ficar brincando com a água ao lavar as mãos, fazemos brinquedos recicláveis (foguete com tubos de desodorante e rolinhos do papel higiênico, depois posto as fotos), etc.

A escola deles também faz um ótimo trabalho sobre esse tema, trabalham muito com reciclagem, economia de água, economia de energia, economia de copo plástico, agora mandamos diariamente os squeezes para eles tomarem água durante o dia e o mais legal de tudo é que eles não nos deixam esquecer de colocar os squeezes na mochila.

Sempre estamos atentos a esse assunto e buscando meios de economizar mais, aí pesquisando descobri alguns métodos que ainda não conhecia e vim partilhar com vocês:


  • Coloque uma garrafa PET cheia dentro do vaso da descarga - Para reduzir o consumo de água no banheiro, encha uma garrafa PET, tampe-a e coloque dentro do vaso da descarga. Assim, ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido. Dessa forma, você evita o gasto desnecessário de água sem impactar a eficiência da descarga. Você irá economizar a quantidade de água relativa ao tamanho da garrafa. Ou seja, uma garrafa de um litro representa um litro a menos de água a cada descarga. Fonte: Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/abril/guia-do-consumo-consciente-de-agua#ixzz2tlrAuIZ3 
Instale um arejador nos seus chuveiros e pias - Esse pequeno instrumento introduz bolhas de ar no jato d’água, reduzindo a tensão superficial da água durante a vazão da torneira e diminuindo os respingos e o desperdício de água. A economia de água pode chegar a 50% e a eficiência do chuveiro e pia continua a mesma. Os arejadores podem ser facilmente encontrados em casa de construção e custam cerca de R$5. Fonte:Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/abril/guia-do-consumo-consciente-de-agua#ixzz2tls1oh8c  

Precisamos fazer a nossa parte, um pouquinho de cada um na somatória final dará um "poucão" . E quanto às crianças elas são a nossa esperança, temos que educá-las e aprender com elas. Como já diz o ditado: para um mundo melhor precisamos de filhos melhores!!!

E vocês alguma dica bacana, uma novidade sobre consumo consciente? Vem compartilhar aqui com a gente.

Bjs, Lu. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário